Grande parte da população brasileira sonha em ser empreendedor, o país registrou em dois anos mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas, um crescimento de 19,8%, comparado a 2020. De acordo com o estudo divulgado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o Sebrae, estas empresas representam 56,7% dos negócios em funcionamento no país.
As pessoas então cada vez mais interessadas em conquistar sua independência financeira e com isso estão buscando formas de investir com segurança e lucro. O modelo de negócio conhecido popularmente como franquias, é uma opção considerável de gerir e comandar uma marca já consolidada no mercado. Nós separamos para você 8 vantagens de investir em uma franquia. Confira.
Rentabilidade
Já vamos começar com a parte mais atrativa do negócio. As franquias trabalham com uma rentabilidade escalável, um modelo que é capaz de elevar o faturamento da empresa sem que as despesas sofram aumento significativo à medida que a companhia cresce, mas a rentabilidade só cresce se os donos se esforçarem, o faturamento é algo que depende exclusivamente da capacidade de venda e captação de novos clientes.
Sistema testado
As franquias são um modelo de negócio que já estão atuando no mercado por um bom tempo, isso significa que elas já estão aptas ao sucesso, foram testadas e são consideradas um negócio rentável para futuros investidores.
Ponto comercial
É muito importante definir um público alvo para então escolher a localização, quando você investe em uma franquia, eles te dão todas as localizações rentáveis que farão de sua franquia um negócio de sucesso.
É pensado junto com o empreendedor questões como, experiências legais, preço compatível e publico alvo.
Marca e credibilidade
É muito bom embarcar em um negócio que já tem imagem e reconhecimento, isso faz com que os clientes já conheçam ou estejam dispostos a comprar os produtos. Os conceitos que os clientes já confiam é:
- Qualidade dos produtos;
- Sistema de vendas eficiente através das lojas de rede de franquias;
- Cumprimento de prazos e entregas;
- Comunicação proativa com os clientes.
Agilidade para abertura do negócio
Quando as lojas são padronizadas existe maior agilidade e eficiência em todos os aspectos, principalmente na abertura de seu negócio. No geral as franquias estipulam um prazo de 60 a 90 dias, desde a instalação da infraestrutura até o treinamento dos funcionários e divulgação.
Marketing especializado
O marketing para as franchisings tem um papel muito importante, pois é sempre necessário alcançar novos clientes e chegar a lugares do mercado que antes você não atingia. Por isso, busque e encontre franquias que possam te auxiliar neste momento. Muitas deixam o marketing por conta do franqueado e os valores gastos em comunicação e mídias socias podem ser um pouco alto.
Suporte, orientações e auxílio
Um dos pontos mais atrativos para quem está buscando empreender em franquias é o suporte operacional oferecido pela franqueadora. Como muitos investidores não têm tempo e nem profissionalização adequada para empreender, é fundamental esse auxílio que oferecem no decorrer de todo o processo.
Índice de sucesso
Este modelo de negócio é diferente de empreender sozinho. Segundo o Sebrae cerca de 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar 5 anos de atividades. Enquanto nas franquias essa taxa cai para 3%. Quando analisamos esses dados entendemos que com uma franquia a chance de falir é bem pequena.
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