Como abrir uma escola do zero?

cadeira de madeira e mesa escolar em destaque, ao fundo uma lousa verde que juntos representam o tema deste artigo que é como abrir uma escola do zero

Qual sua experiência na área da Educação? Você é ou já foi professor, diretor, funcionário de escola e acredita que educação muda vidas e o futuro de todo um país ou você é um empresário entusiasta nessa área? Chegou a sua vez de ser um empresário empreendedor?

Chega de perguntas e vamos à prática. Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, o Brasil registrou quase 4 milhões de empreendimentos formalizados em 2021. Nem a pandemia foi capaz de frear os empreendedores brasileiros e, talvez até ela tenha sido o combustível que impulsionou essas pessoas a investirem no negócio próprio. 2020 foi um recorde de novas empresas abertas, segundo o Ministério da Economia. 

Isso representa um crescimento de 19,8% e uma das áreas que cresceu muito foi a Educação. Na crista desse crescimento, confira como abrir uma escola do zero.

Passo a passo para abrir uma escola no Brasil

Pesquisa de mercado

Os serviços prestados por escolas são fundamentais, mas isso não quer dizer que você não deva fazer um levantamento com análise de mercado, concorrentes e proposta pedagógica. Além disso, localização é um dos fatores decisivos para pais matricularem seus filhos pela questão da logística e rotinas diárias. Pesquise sobre escolas existentes, o que sua escola irá oferecer, quem é o público-alvo e os diferenciais que você poderá disponibilizar.

Investimento

Analisar quais serão seus recursos, se serão próprios ou fruto de financiamentos, empréstimos etc. Afinal, não se faz nada sem dinheiro e é preciso um bom planejamento financeiro para investir em um negócio, seja ele qual for. Qual seu capital inicial? Você também pode buscar investidores para tornar sua escola real, mas um orçamento organizado aliado a um bom planejamento é essencial, sem dúvidas. Não se esqueça que um investimento desse não te dará retorno logo de cara.

Infraestrutura

O imóvel que irá abrigar a escola depende do perfil dela e decidir sobre obras e/ou reformas também faz toda a diferença. Salas de aula, espaços coletivos, área de refeição, banheiros com acessibilidade, bebedouros, laboratórios, bibliotecas, computadores, lousas e tudo o que uma escola precisa para funcionar e educar. Assim, o planejamento é fundamental. Lembre-se! Saber quantos alunos sua escola terá irá definir grande parte de suas decisões.

Documentação para abrir uma escola

Todos os documentos necessários precisam ser providenciados junto à Prefeitura e Secretaria da Educação da cidade, Ministério da Educação, Diretoria de Ensino etc. São documentos que constantemente precisarão ser atualizados. Confira alguns dos importantes para abrir uma instituição de ensino.

  • Requerimento da Secretaria de Educação solicitando a regularização da escola;
  • Contrato social de instituição;
  • CNPJ;
  • Certidões Negativas dos Cartórios de Protesto — documentos dos sócios
  • Declaração de Idoneidade pelo representante da escola;
  • Termo de Responsabilidade pelo representante da escola; 
  • Escritura do imóvel ou comprovação de aluguel sob contrato referente ao imóvel onde a escola será instalada;
  • Planta do imóvel com descrição e legenda de todas as áreas de uso;
  • Descrição sumária relacionando os materiais e todo o acervo que será utilizado na instituição;
  • Relação completa dos Recursos Humanos, descrição dos funcionários e suas respectivas funções e horários de trabalho;
  • Plano completo para a capacitação contínua do quadro de funcionários da escola;
  • Declaração de capacidade total da escola;
  • Projeto Político-Pedagógico;
  • Regimento escolar.

Contratação de colaboradores

Professores e equipe em geral precisarão ser contratados para o seu negócio, mas devemos lembrar que o corpo docente é um dos mais importantes do seu negócio. Afinal, uma escola transmite conhecimento e para isso, é preciso de professores. 

Segurança

A preocupação com a segurança dos alunos é primordial. Aposte em pontos tecnológicos e use isso a seu favor com câmeras, aplicativos de identificação, automação e automatização e o que mais puder usar de forma tecnológica. Além disso, segurança sanitária também é essencial para garantir a boa saúde de todos, principalmente no mundo pós-pandemia. 

Projeto pedagógico 

Toda escola precisa de um projeto pedagógico, independentemente se é um curso técnico, ensino básico, ensino superior ou qualquer curso ligado à educação. No Brasil, existem diversos tipos de ensino, desenvolvido por profissionais de excelência e aprimorado com o passar do tempo. Cabe ao proprietário estudar o Plano Nacional de Educação para garantir que seu negócio está dentro do esperado e aliar as regras ao público-alvo, para atender seus objetivos. 

Marketing é indispensável!

Nos dias de hoje, nenhum negócio deverá ser aberto sem marketing. Busque profissionais capacitados para te ajudar a divulgar valores, missão e conseguir alunos para o seu negócio. Sua escola precisa chegar até seu público-alvo e para isso, existem estratégias de marketing eficientes. Esteja presente nas redes sociais, use a internet a seu favor, abuse do Google, faça marketing com conteúdo rico e forte para posicionar sua marca. Quem trabalha com educação precisa criar conteúdo relevante para seu público e, assim, estabelecer conexões com alunos e pais de potenciais alunos. Além das redes, mostre presente para sua comunidade do entorno da escola e na cidade. A premissa “quem não é visto, não é lembrado” vale e muito aqui.

Gostou das dicas? Há mais coisas que você deve levar em consideração, os prós e contras de ter seu próprio negócio. Pelo lado positivo, você é seu próprio chefe, tem autonomia para criar, desenvolver regras e estratégias sem depender da aprovação de ninguém e terá flexibilidade, qualidade de vida, independência financeira e sucesso. Por outro lado, o investimento inicial é alto e não considerar tudo que foi citado anteriormente, pode fazer com que o retorno demore. Por isso, reflita e pesquise muito antes de começar! Para isso, um plano de negócios pode ajudar.

O plano de negócios serve de base entre a oportunidade identificada e os recursos disponíveis, servindo para quem está abrindo um negócio ou ampliando um, mas fique ciente que, mesmo fazendo da forma mais completa e profunda, não estará livre de errar em algumas operações e isso, é completamente normal. Se você buscar investidores para o seu negócio, prepare um plano, pois todos vão querer vê-lo para saberem se estão investindo em um negócio de sucesso ou não.

Comente:
Compartilhe
VEJA TAMBÉM