Quer abrir uma franquia? Confira estas 5 dicas!

Abrir uma franquia exige muita análise e responsabilidade! Saber qual marca escolher, ter capital para investir e tempo para depositar no negócio são só algumas das tarefas de quem pretende se tornar um franqueado. Neste texto reunimos 5 dicas para te ajudar a abrir uma franquia. Veja!

Conheça o seu perfil

Empreender não é tarefa fácil. Você vai precisar se dedicar integralmente ao negócio para que ele prospere. Por isso, escolha um ramo de mercado de que você goste e do qual tenha o mínimo de conhecimento. Você não vai querer ficar muito tempo fazendo algo de que não gosta, não é mesmo?

Procure uma franquia

Existem muitas opções de franquias para investir, então quando for procurar a que mais se adequa ao seu perfil, estabeleça pontos de comparação até chegar a uma marca que atenda seus requisitos. Por exemplo: você precisa analisar a quantidade de dinheiro que é preciso ter para iniciar a franquia, o tempo médio para ter retorno financeiro, a relevância da marca no mercado, se é uma marca que já está saturada ou se está em alta, e as políticas de franqueados.

Converse com os franqueados

Nada melhor do que conversar com quem já está no mercado para te contar como é o caminho! Procure dois ou três donos de franquias e pergunte detalhes do dia a dia da franquia, as exigências da marca, as dificuldades, o retorno financeiro e como é a rotina de administrar um negócio. Essa conversa vai te fazer chegar a conclusões sobre se vale a pena investir em determinada franquia ou não.

Faça um planejamento financeiro

Nessa hora, fazer contas é essencial! Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos atuais, quanto você tem para abrir a franquia e por quanto tempo você consegue manter suas contas no azul até que o lucro apareça. Lembre-se de que ter o retorno financeiro do que foi investido pode demorar algum tempo, então pense bem para não sair no prejuízo.

Estude

Muita gente que abre um negócio próprio ou uma franquia não tem conhecimento de administração, finanças e contabilidade. Se você se encaixa nesse perfil, procure algum curso ou a ajuda de profissionais que te ofereçam base para conseguir administrar a sua franquia de maneira lucrativa e próspera. Além disso, busque conhecer também mais sobre o mercado em que está entrando, as tendências e os períodos de altas e baixas, para que você consiga se preparar melhor para esses momentos.
As dicas dadas neste texto não são um passo a passo, mas podem ajudar bastante quem está pensando em abrir uma franquia. Confira no nosso blog outros textos sobre o tema que te ajudarão a entender mais sobre esse mercado.

Comente:
Compartilhe
VEJA TAMBÉM