A franquia torna-se um dos investimentos mais seguros para quem deseja se transformar em um empreendedor de sucesso
A franquia é uma das opções mais seguras para quem deseja apostar no empreendedorismo como uma boa oportunidade de negócio. Duvida? Os dados estão aí para provar.
De acordo com o Sebrae, apenas 15% das franquias fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência, contra 80% das micro e pequenas empresas brasileiras. Isso ocorre por conta da estrutura e do suporte oferecidos ao franqueado. Muitas vezes, aliás, até mesmo a margem de lucro é previamente conhecida.
“Uma franquia possui um modelo de negócio de sucesso, comprovado e aprovado pela rede. Ou seja: é um empreendimento mais seguro”, afirma Rogério Gabriel, presidente da MoveEdu, um dos grupos líderes no segmento de franquias educacionais.
Dentro desse raciocínio, a percepção é de que uma marca consolidada ajude o empreendedor a desenvolver o negócio com mais praticidade, aliado às grandes chances de retorno. Isso também facilita a identificação de negócio junto aos clientes, em razão da marca estar construída.
Franquia e as razões econômicas
Para se ter uma ideia, o setor de franquias apresentou um crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira de Franchising.
Antes de R$ 39,881 bilhões, o faturamento passou para R$ 43.380 durante o período, segundo o mesmo levantamento. Essa alta empurrou o setor ao mesmo patamar do período pré-pandemia de Covid-19, o que é uma grande notícia para a economia.
Não bastasse isso, a estabilidade da economia do mercado das franquias impressiona. Tanto que o franchising nunca recuou desde que surgiu no Brasil. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) indicam que o mercado de franquias faturou R$ 185 bilhões em 2021, ainda que em meio à pandemia. O crescimento se deve à aposta de muitos empreendedores no negócio próprio como forma de se sustentarem.
O investimento no segmento de educação é um caminho interessante para o empreendedor. Em torno de 53,2% dos franqueados encontram o ponto de equilíbrio aproximadamente em um período de seis meses a um ano.
Apoio total
Um dos principais pontos para verificar se uma franquia é um bom negócio, de acordo com Rogério Gabriel, é que o investidor avalie primeiramente seu perfil. Após isso, verificar qual é o suporte que a franquia dá ao franqueado, como escolha de ponto, suporte e treinamentos.
A Prepara Cursos, um dos braços de franchising da MoveEdu, é um dos exemplos. Nascida como uma escola de informática, ela foi mudando e atualmente é focada para a qualificação profissional, cada vez mais necessária para a recolocação no mercado de trabalho, em um momento em que o número de desempregados sobe de maneira contínua, ou para se conjugar com acerto o verbo reinventar. Sem exageros, são cinco produtos em um, em razão do tamanho de opções que a Prepara Cursos reúne: Informática e Tecnologia, Inglês, Ensino Técnico e Administração e Negócios.
O apoio é total aos franqueados, desde a formalização do contrato até a operação da unidade. Existe assessoria para projeto arquitetônico, escolha e validação do ponto comercial, amplo know-how e inteligência de mercado, com o intuito de alavancar o investimento, acompanhamento individualizado aos novos franqueados no momento da implantação, e universidade corporativa, com treinamentos online para franqueados e colaboradores, otimizando custos com deslocamento, hospedagem e alimentação.
O investimento é baixo (a partir de R$ 120 mil), o custo operacional também é reduzido e os resultados são surpreendentes: entre 14 e 24 meses, com rentabilidade média de 30% a 40%.
MoveEdu
Dentro do segmento de franquias educacionais, um exemplo é a MoveEdu. São escolas que acompanham todos os momentos da vida do aluno, desde a infância, passando pelo Ensino Fundamental, pela introdução no mercado de trabalho – incluindo até cursos técnicos – e terminando na graduação.
Além dessa presença marcante, a metodologia é aliada à tecnologia, de modo a se adaptar à rotina do estudante, característica fundamental dos tempos velozes da atualidade.
“No geral, a MoveEdu possui um amplo catálogo de produtos oferecidos. Temos anos de atuação no mercado de educação, além de propostas de inovação”, afirma Rogério Gabriel, presidente da MoveEdu.
Para contemplar tantas etapas da vida educacional e ajudar no poder de escolha do potencial empreendedor, a MoveEdu possui quatro franquias: Microlins, Ensina Mais, People Tech and English e a já mencionada Prepara Cursos.
A Microlins também é voltada para o ensino profissionalizante. Foi criada em 1991 e está há 18 anos no sistema de franquias, formando mais de 4 milhões de alunos. A Microlins foi eleita como uma das melhores franquias no Brasil em 2020 pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, além de ostentar o mesmo status em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising e escolhida a maior franquia de ensino profissionalizante do Brasil pela SEGS. Só isso – e não é pouco – ajuda demais a perceber que se trata de uma chance de qualidade para empreender.
Já a Ensina Mais é para a educação das crianças em desenvolvimento. Foi eleita a melhor microfranquia do País em parceria com a Turma da Mônica, mostrando-se um negócio rentável e sólido.
Por fim, a People Tech and English é focada na formação moderna de profissionais, de acordo com as expectativas e tendências do mercado, ligados ao inglês e às profissões do futuro, como a robótica. Em uma franquia, são oito negócios, formando um mix de cursos para todos os públicos. Além disso, as mais de quatro décadas no franchising garantem estabilidade e espírito inovador necessários para o investimento.