CARREGANDO...

Como escolher um vendedor?

Vendedor abordando um possível cliente dentro de uma loja

Se você tem ou pretende ter uma loja, comércio ou até mesmo uma empresa que lide com vendas de produtos e serviços, saiba que para ter sucesso com a comercialização dos seus produtos, é necessário ter vendedores capacitados e que tenham facilidade em convencer os clientes a comprar. Mas como escolher um vendedor? Confira estas dicas antes de contratar qualquer pessoa.

Qual o tipo de vendedor ideal?

Você com certeza já teve a experiência de entrar numa loja e ser abordado em poucos segundos por um vendedor que te oferece ajuda e prontamente te traz várias opções de determinado produto, e, por outro lado, foi a lojas em que houve um distanciamento do vendedor para que você ficasse mais à vontade e, apenas quando precisou, pediu por ajuda.

Há também outros tipos de vendas, como as feitas por telefone e as que demandam mais tempo de negociação entre o vendedor e o cliente. Defina qual comportamento você deseja que seus vendedores tenham. Feito isso, elabore também um manual de atendimento a ser seguido por eles. Explore tanto as situações simples do cotidiano do seu negócio quanto problemas que podem acontecer. Com isso, você conseguirá analisar bem suas opções antes de contratar um vendedor.

Atente aos currículos

Depois de divulgar a vaga em sites de busca de emprego ou em outras plataformas, é importante saber analisar um currículo. Preste atenção se a pessoa tem experiência na área de vendas, se já trabalhou em estabelecimentos de produtos ou serviços semelhantes ao que você vende ou se tem um padrão de comportamento parecido com o que você deseja. Além disso, fique atento aos diferenciais, como cursos de marketing, de vendas e de oratória, que tornam o currículo muito mais atraente. Outra opção é pedir indicações de pessoas para colegas e chefes antigos.

Durante as entrevistas

A fase das entrevistas é muito reveladora e requer a sua atenção. Além de perguntas como “Por que saiu do antigo emprego?”, “Quais as suas experiências com vendas?” e “Cite uma situação delicada que viveu profissionalmente e o que fez para sair dela.”, observe se a pessoa sabe se expressar corretamente, se é simpática e como se comporta.

Faça um teste prático

Crie um cenário ou uma situação para que o seu futuro vendedor possa mostrar as habilidades dele no momento de vender um produto. Essa dinâmica permite saber como a pessoa se comporta, quais as estratégias que ela usa e como aborda um cliente.

Escolher um bom vendedor para o seu comércio pode demorar um certo tempo, mas é melhor fazer um processo de seleção minucioso e detalhado do que contratar um vendedor que não tenha o perfil que você deseja.

Continue conectado ao blog da MoveEdu e confira outros materiais.

Comente:
Compartilhe

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba todas as nossas atualizações em primeira mão.

Move Edu 2021 © Todos os direitos reservados