Diante do cenário instável economicamente que passamos nos últimos anos, a vontade do brasileiro de empreender e conquistar o seu próprio negócio aumentou. Segundo uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae, 46% da população brasileira tem o desejo de empreender. Ao todo, o Brasil tem 43 milhões de empreendedores, com isso a taxa de empreendedorismo cresceu de 8,7% em 2020 para 9,9 em 2021.
Ser dono do seu próprio negócio é sinônimo de liberdade e estabilidade financeira. Muitos profissionais foram impactados pela pandemia do COVID-19 e precisaram se reinventar para conseguir manter as contas em dia. Assim, o número de microempreendedores aumentou e boa parte desses profissionais optaram por investir em um modelo de negócio pronto e estável, ou seja, as famosas franquias.
Se o seu desejo é empreender em uma franquia, mas você não tem um alto valor para investir, confira como abrir uma franquia com pouco dinheiro.
Vantagens de investir em uma franquia
Investir da maneira errada e perder dinheiro é o pesadelo dos novos empreendedores, muitos se sentem inseguros ao investir o pouco que tem. É por isso que as franquias mostram segurança, um investimento que permite ao franqueado visualizar o resultado em um curto tempo. Além disso, as franquias oferecem suporte para a rede, assim, a unidade atinge rapidamente seu pico de lucro.
Ao investir nesse modelo de negócio, a franquia assegura as seguintes vantagens:
- Plano de negócio preestabelecido;
- Uma marca reconhecida no mercado;
- Taxa de mortalidade menor que a de outros negócios;
- Previsibilidade sobre faturamento e retorno de investimento;
- Suporte da franqueadora.
Custos de abrir uma franquia
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), determina que o investimento total da franquia é a soma do: Capital para instalação + Taxa de franquia + Capital de giro. Esse investimento pode ter um valor mínimo e máximo, conforme os diferentes modelos que a franquia oferece. Antes de decidir qual área de franquia você deve investir é importante colocar todos os valores em uma planilha e primordial prestar atenção na Circular de Oferta de Franquia – COF, um documento que o franqueado apresenta ao adquirir uma franquia. Este documento mostra detalhadamente o investimento que você vai realizar, o primeiro valor é a taxa de franquia, cobrado uma única vez, assim você obtém o direito de usar a marca.
Um dos valores que o franqueado precisa pagar mensalmente para a franqueadora é a taxa de royalties. Esse custo costuma ser percentual, baseado no faturamento bruto da unidade. O capital de giro nada mais é que um valor necessário para manter a empresa funcionado, é usado para pagar funcionário, manter os estoques, fornecedores e impostos.
Tempo de retorno
O tempo de retorno pode variar de acordo com a franquia que você escolher, segundo a ABF, 61% das franquias do Brasil estimam ter retorno financeiro do investimento inicial entre 18 e 36 meses.
A MoveEdu, uma franquia da área da educação que atua no mercado há mais de 30 anos, estima um retorno de 12 e 24 meses, após esse período o franqueado tem um alto lucro anual, alcançando uma estabilidade financeira.
Para facilitar o processo, a MoveEdu conta com uma parceria com o Banco do Brasil, no qual o franqueado tem a facilidade de financiar sua escola e equipamentos com uma condição especial.