Investir em uma franquia se tornou a realidade de muitos brasileiros. Afinal, quando existe um modelo de negócio pronto, tudo fica muito mais fácil, certo?
Mas não pense que gerenciar uma franquia é simples só por já existir um esquema predefinido. O investimento exige planejamento, dedicação e a definição dos objetivos a serem atingidos, pois só assim a qualidade e a excelência são garantidas.
Então, se você tem interesse em ter uma franquia e quer entender o que faz o dono de uma franquia, continue a leitura que vamos te explicar!
Franquia e negócio próprio: qual a diferença?
Você provavelmente está se perguntando se existem diferenças entre ter um negócio próprio e ter uma franquia. Adiantamos que, sim, existem!
Uma franquia é definida como um modelo de negócio que é replicado em pontos comerciais diferentes, visando lucros e a padronização de serviços, atendimento e metodologias.
Já um negócio próprio é um modelo de negócio criado do zero, com metas e etapas definidas para uma atuação singular, única, sem que haja uma cópia desse esquema em outro ponto comercial.
Toda franquia já foi um negócio próprio, mas para quem um negócio próprio se torne uma franquia, ele precisa ter processos bem definidos e padronizados.
Portanto, ter uma franquia e ter um negócio próprio são coisas completamente diferentes: ao abrir um negócio, você tem flexibilidade para estabelecer a forma como quer trabalhar, porém, não conta com nenhum tipo de suporte para entender o mercado, para gerenciar o seu negócio e terá maiores gastos para estabelecer os processos.
Já com a franquia, você tem mais segurança ao investir o seu dinheiro, pois já existe um modelo de negócio estabelecido e sólido, você consegue visualizar o panorama do ramo de atuação com base nas outras unidades e tem todo o suporte que precisa para manter o funcionamento eficiente da franquia.
Além disso, uma franquia te possibilita se destacar no mercado e se tornar referência em padronização e qualidade, além de oferecer lucros mais rápido e menor investimento em divulgação.
E se depois de tudo isso você tem a certeza de que quer ser dono (a) de uma franquia, está na hora de entender o que fazer e o que evitar para ter sucesso na sua franquia!
Como ser o (a) dono (a) de uma franquia
Antes de tudo, é essencial escolher a área em que você quer atuar, assim você consegue entender melhor os gastos que terá, os investimentos necessários e como conciliar o mercado com os seus objetivos pessoais.
Investir em educação é sempre valioso, pois além de ser seguro financeiramente, é valorizado por todas as pessoas, principalmente para quem quer se destacar no mercado de trabalho.
Entenda agora outras etapas para se tornar dono (a) de uma franquia:
Considere a reputação das franquias
Se você já decidiu o ramo da sua franquia, está na hora de estudá-la. Isso significa que você precisa entender a gestão dessa franquia, como o modelo de negócio agrega na vida das pessoas e como as suas preferências pessoais de negócio conseguirão se alinhar com o padrão da franquia.
Além disso, você também precisa compreender a história e ficar de olho na reputação desta franquia, se ela está de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e se possui as certificações essenciais do segmento.
Converse com outros franqueados
Outro fator importante para fechar um contrato de franquia é saber como estão as outras franqueadas. Então, o ideal é que você converse com outros franqueados, entenda as dificuldades iniciais e como os processos foram se solidificando com o tempo.
Organize sua vida financeira
Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao optarem por atuar com uma franquia é não se planejar financeiramente, pois mesmo que os investimentos sejam baixos, em comparação aos lucros que retornarão, é necessário ter uma reserva para a instalação do ponto comercial, considerando possíveis reformas e as licenças e alvarás de funcionamento.
Conte com o suporte da franquia
A melhor vantagem da franquia é o suporte que você garante ao fazer parte deste mercado! Os franqueadores visam facilitar toda a inclusão de outro ponto comercial para os novos gestores do negócio, oferecendo capacitação, manuais de funcionamento e orientações durante a solidificação da unidade.
Como o melhor desenvolvimento da franquia é objetivo não só do dono, mas também da franqueadora, todas as ações e decisões vão ter o mesmo foco: oferecer qualidade, ter diferenciais bem definidos e oferecer segurança e lucro para os franqueados.
Agora que você já entendeu o que fazer para ter sucesso em sua franquia, confira o que você deve evitar:
- Não procurar saber sobre a história da franquia;
- Não se atentar aos custos iniciais para começar o seu negócio;
- Ignorar as orientações da franqueadora;
- Escolher um ponto comercial fraco para o segmento da franquia;
- Não participar da gestão diária da franquia.
Não cometendo estes erros, você terá mais confiança e também segurança para prosseguir com a sua franquia!
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