Por que o setor de educação é promissor para os investidores?

Por que o setor de educação é promissor para os investidores?

Para quem busca uma boa oportunidade de negócio, apostar em franquia na área de educação é um caminho promissor. 

 

O setor de educação é um dos mercados mais interessantes para quem busca uma oportunidade real para investir. Mesmo em um momento complicado como o da pandemia, onde até mesmo as escolas ficaram fechadas, o segmento ganhou relevância com pessoas buscando cursos para se especializar ou aprender uma nova profissão ou habilidade. 

Com a retomada das atividades presenciais, as salas de aula voltaram ao foco das atenções. E mais: agora muitos realmente compreenderam a importância da educação para o aprimoramento e, também, para o desenvolvimento profissional e pessoal. 

“Há uma grande demanda para esse tipo de negócio. O setor da educação sempre é prioridade quando o assunto é profissionalização e investimento de futuro”, comenta Rogério Gabriel, presidente da MoveEdu, um dos grupos líderes no segmento de franquias educacionais. 

O desemprego, por exemplo, impulsionou a busca por cursos profissionalizantes. Eles não dependem necessariamente de uma formação tradicional e até mesmo da conclusão do Ensino Médio, dependendo da área. Por outro lado, um formado no Ensino Superior pode correr atrás de um curso profissionalizante como complemento aos conhecimentos já adquiridos. 

Pode não parecer, mas os cursos profissionalizantes são indicados para vários perfis de aluno, o que intensifica a demanda: jovens em busca do primeiro emprego, pessoas de qualquer idade que desejam aperfeiçoar habilidades ou aprender uma nova função, profissionais que desejam mudar sua área de atuação, profissionais já formados que precisam atualizar seus conhecimentos em determinadas áreas e empreendedores que precisam de mais conhecimento e motivação para gerir o seu negócio. 

Por sua vez, os cursos de apoio escolar são outro ramo que teve procura intensificada. A defasagem e o EAD (Ensino a Distância) forçado das escolas, a partir da pandemia de Covid-19, provocou isso. Basta dizer que a rede Ensina Mais Turma da Mônica, do Grupo MoveEdu, registrou crescimento de 50% na procura pelas aulas de apoio no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, em especial para crianças entre 6 e 9 anos, que estão no Ensino Fundamental 1. 

A franquia na educação 

Para se ter uma ideia, o setor de franquias apresentou um crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira de Franchising. 

O investimento no segmento de educação é um caminho interessante para o empreendedor. Em torno de 53,2% dos franqueados encontram o ponto de equilíbrio aproximadamente em um período de seis meses a um ano. 

Dentro desse raciocínio, a percepção é de que uma marca consolidada ajude o empreendedor a desenvolver o negócio com mais praticidade, aliado às grandes chances de retorno. Isso também facilita a identificação de negócio junto aos clientes, em razão da marca estar construída. 

Dentro do segmento de franquia na educação, um exemplo é a MoveEdu. As escolas do grupo acompanham todos os momentos da vida do aluno, desde a infância, passando pelo Ensino Fundamental, pela introdução no mercado de trabalho – incluindo até cursos técnicos – e terminando na graduação. 

Além dessa presença marcante, a metodologia é aliada à tecnologia, de modo a se adaptar à rotina do estudante, característica fundamental dos tempos velozes da atualidade. 

“No geral, a MoveEdu possui um amplo catálogo de produtos oferecidos. Temos anos de atuação no mercado de educação, além de propostas de inovação”, afirma Rogério Gabriel, presidente da MoveEdu.

Conheça a MoveEdu 

Para contemplar tantas etapas da vida educacional e ajudar no poder de escolha do potencial empreendedor, a MoveEdu possui quatro franquias: Prepara Cursos, Microlins, Ensina Mais e People Tech and English. 

A Prepara Cursos é focada para a qualificação profissional, cada vez mais necessária para a recolocação no mercado de trabalho, em um momento em que o número de desempregados sobe de maneira contínua, ou para se conjugar com acerto o verbo reinventar. O investimento é baixo e os resultados são surpreendentes. 

Já a Microlins também é voltada para o ensino profissionalizante. Foi criada em 1991 e está há 18 anos no sistema de franquias, formando mais de 4 milhões de alunos. A Microlins foi eleita como uma das melhores franquias no Brasil em 2020 pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, além de ostentar o mesmo status em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising e escolhida a maior franquia de ensino profissionalizante do Brasil pela SEGS. Só isso – e não é pouco – ajuda demais a perceber que se trata de uma chance de qualidade para empreender. 

Por sua vez, a Ensina Mais é para a educação das crianças em desenvolvimento. Foi eleita a melhor microfranquia do País em parceria com a Turma da Mônica, mostrando-se um negócio rentável e sólido. 

Por fim, a People Tech and English é focada na formação moderna de profissionais, de acordo com as expectativas e tendências do mercado, ligados ao inglês e às profissões do futuro, como a robótica. Em uma franquia, são oito negócios, formando um mix de cursos para todos os públicos. Além disso, as mais de quatro décadas no franchising garantem estabilidade e espírito inovador necessários para o investimento.

Quer saber mais sobre os benefícios de optar por uma franquia em educação? Então acesse o site da MoveEdu

Comente:
Compartilhe
VEJA TAMBÉM