De credibilidade no mercado à rede de apoio, o franchising pode ser um modelo mais seguro na hora de investir
O número de pessoas que quer investir no próprio negócio cresce a cada ano. Com 14 milhões de empreendedores estabelecidos, o Brasil já ocupa a sétima posição entre os países com mais empreendedores no mundo, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2021 (GEM). Em 2020, figurávamos o 13ª lugar no ranking.
Mas começar do zero é sempre muito arriscado. De acordo com o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes dos cinco primeiros anos de atividade. No mercado de franquias o percentual é de 15%. Isso porque há vários percalços ao criar uma marca e outros tantos para consolidá-la no mercado. Então, por que não optar por adquirir uma marca já estruturada?
Um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o setor de franquias cresceu 18,7% no 3º trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Os dados mostram que esse mercado está mais forte do que no período pré-pandemia. A receita das franquias já é 19,2% maior do que no terceiro trimestre de 2019, quando o coronavírus ainda não tinha sido identificado no Brasil.
Confira quatro motivos para investir em uma franquia:
1) Marca conhecida no mercado
Ao investir em uma franquia, o empresário já começa seu negócio com vantagens competitivas, já que a marca é reconhecida e conta com produtos e serviços já testados e aprovados pelo mercado.
A boa estrutura financeira do franqueador, também permite facilidade e planos específicos de descontos, pagamentos e prazos para a abertura do seu novo negócio.
2) Suporte desde o início
O franqueado é o mais importante parceiro de uma franqueadora. Ele faz o negócio pulsar, girar e progredir. E não por menos, recebe todo o suporte necessário para a abertura do negócio e para o início das operações. “Esse empreendedor, seja dono de muitas franquias ou de apenas uma, investe seu capital à espera de retorno e, para tanto, precisa de orientação, suporte e acompanhamento durante a sua jornada de venda. O seu primeiro ano operando é crucial e, por isso, exige que as franqueadoras estejam próximas e acessíveis. Esse momento é tão importante que na MoveEdu temos um programa específico para ele, o Projeto Berçário”, explica Rogério Gabriel, CEO da MoveEdu, edtech com mais de 1.000 escolas, que detém as marcas Prepara, Microlins e Ensina Mais.
3) Independência financeira
Segurança financeira deixou de ser sinônimo de CLT faz tempo. Investir em um negócio seguro e consolidado, é também garantir uma independência e projeções de crescimento da renda familiar.
Com franquias, a possibilidade de construir um negócio sustentável é ainda maior, já que estamos falando de um modelo menos arriscado, já testado e rodando bem no mercado.
De acordo com Sebrae, 80% das empresas fecham em até cinco anos de atividade, enquanto no caso de franquias, esse índice cai para 15%. O plano de negócios de uma franquia inclui estimativas de investimentos, rentabilidade mensal e anual, dando, portanto, um cenário financeiro para se planejar.
4) Manter-se motivado
Liderar o próprio negócio é ter motivação diária ao trabalhar. Na área de franchising isso é mais intensificado. Esse mercado conta com uma rede de apoio e tem possibilidade de trocas de experiências com outros franqueados no dia a dia. A franqueadora também realiza encontros e convenções para esse tipo de relacionamento, além de apresentar novidades para os empreendedores parceiros.
Diferente dos profissionais celetistas, quem está à frente de um negócio, não precisa lidar com falta de autonomia e de reconhecimento, por exemplo. Também controla sua jornada de trabalho tendo mais disposição e vontade de dar o seu melhor.
Sobre a MoveEdu
A MoveEdu é uma das maiores edtechs do Brasil. Com as marcas Prepara Cursos, Microlins e Ensina Mais, a MoveEdu tem mais de 1.000 escolas espalhadas pelo país, transformando a vida de mais de 500 mil alunos todos os anos por meio da educação.
O grupo MoveEdu é baseado em três pilares fundamentais:
- Omnischool – a metodologia de ensino pautada em tecnologia leva à multicanalidade de interações com o aluno, o que permite que ele seja o protagonista da sua jornada de aprendizagem, seguindo no seu ritmo, de onde quer que ele esteja;
- Lifelong learning – a proposta é garantir ensino contínuo ao aluno. Cada marca o acompanha em um momento diferente da vida, desde a infância, no ensino fundamental, passando pela sua chegada no mercado de trabalho, com cursos técnicos e profissionalizantes. E agora levando-o até a faculdade;
- Aluno first – a experiência do aluno é o ponto de partida para o desenvolvimento de cursos, trilhas de aprendizagem e plataformas de ensino adotadas pelas escolas. A MoveEdu investe constantemente em inovação e tecnologia para tornar a aprendizagem mais prazerosa, significativa e acessível.
Fundada em 2004 por Rogério Gabriel, que está na lista de empreendedores Endeavor, a MoveEdu coleciona mais de 50 selos de excelência em franchising concedidos pela ABF, sendo que, em 2022, todas as marcas foram contempladas. Além disso, há mais de 10 anos está como destaque no anuário da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Saiba mais em moveedu.com.br