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  • 5 dicas para prospectar alunos para 2025

5 dicas para prospectar alunos para 2025

O mercado da educação e matrícula de alunos cresce cada vez mais, com maior demanda a cada ano. Com isso em foco, a busca, a captação e a retenção de novos alunos precisam ser uma ação constante dentro da organização, com estratégias claras e priorização entre todos os times, já que com a demanda, aumenta também a concorrência. Além disso, o fortalecimento das estratégias de marketing digital e a criação de parcerias estratégicas têm sido fundamentais para garantir a captação de novos alunos em um ambiente tão competitivo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para impulsionar a captação de alunos em 2025.
  • Move Edu
  • 23/10/2024
  • 10:00
  • Empreendedorismo
Dicas para prospectar alunos em 2025

Segundo o Censo Escolar 2023,  foram registradas 900 mil matrículas no ensino infantil, 26,1 milhões de matrículas no ensino fundamental, 7,7 milhões no ensino médio e 2,5 milhões de matrículas na educação de jovens e adultos (EJA). Ou seja, o mercado da educação e matrícula de alunos cresce cada vez mais, com maior demanda a cada ano. Com isso em foco, prospectar novos alunos precisa ser uma ação constante dentro da organização, com estratégias claras e priorização entre todos os times, já que com a demanda, aumenta também a concorrência.

A concorrência no mercado escolar tem se intensificado nos últimos anos, impulsionada por uma variedade de fatores como o avanço da tecnologia, o aumento da oferta de diferenciais e a busca por metodologias de ensino inovadoras que atendam às necessidades de um público cada vez mais exigente. 

Instituições de ensino estão investindo em diferenciais competitivos, como infraestrutura de qualidade, programas de ensino personalizados e experiências educacionais únicas para se destacarem. Além disso, o fortalecimento das estratégias de marketing digital e a criação de parcerias estratégicas têm sido fundamentais para garantir a captação de novos alunos em um ambiente tão competitivo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para impulsionar a captação de alunos em 2025.

1- Estratégias de Marketing Digital direcionadas

A era digital oferece inúmeras possibilidades para alcançar o público-alvo de forma precisa e personalizada, principalmente dentro do Marketing. Para isso, é importante investir em:

  • Produção de conteúdo relevante para o seu público. É importante criar materiais como e-books, artigos e vídeos que solucionem as dúvidas e necessidades dos seus potenciais alunos e dos próprios pais, ao falar de ensino infantil, por exemplo;
  • Nesse sentido, utilize também blogs, redes sociais e e-mail marketing para divulgar seu conteúdo e atrair visitantes para o seu site;
  • Separe uma parte do seu budget e invista em campanhas pagas no Google Ads e em redes sociais para alcançar um público segmentado e tornar sua marca mais conhecida;
  • Foque em SEO e melhore o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa para aumentar a visibilidade da sua instituição;
  • O remarketing também, focado em impactar aqueles que já demonstraram interesse pela instituição, pode aumentar significativamente as taxas de conversão.

2- Indicações e recompensa de atuais alunos

Uma outra dica de ouro: os alunos atuais são os seus melhores embaixadores. Incentive-os a indicar a sua instituição para amigos e familiares oferecendo benefícios como:

  • Descontos nas próximas mensalidades para alunos que indicarem novos estudantes;
  • Sorteios de prêmios entre os alunos que indicarem amigos;
  • Programa de fidelidade que recompensa os alunos por suas indicações.

3- Personalização do atendimento e o processo de inscrição

A experiência do aluno deve ser personalizada e eficiente em todas as etapas, desde o primeiro contato até a matrícula. Então, invista em capacitação e treinamento de todo o time de atendimento. 

Separamos mais algumas dicas:

  • Ofereça um atendimento personalizado e humanizado, respondendo às dúvidas dos potenciais alunos de forma rápida e eficiente;
  • Simplifique o processo de inscrição, oferecendo diversas opções de pagamento e agilizando a emissão de documentos;
  • Utilize chatbots e outras ferramentas de autoatendimento para auxiliar os alunos a encontrar as informações que precisam.

4- Tendências de educação online e híbrida

Com a crescente popularidade da educação a distância (EaD) e híbrida, é essencial que as instituições estejam preparadas para oferecer modelos de ensino flexíveis. O público-alvo de 2025 buscará cada vez mais opções que combinem a praticidade da aprendizagem online com a interação presencial.

Certifique-se de que sua instituição está atualizada com essas tendências, oferecendo cursos que se adaptem às diferentes rotinas e perfis de alunos. Além disso, promova a infraestrutura tecnológica e o suporte oferecido para garantir que os alunos tenham uma experiência de aprendizado de alta qualidade, independentemente do formato.

5- Relacionamento contínuo

Construir um relacionamento duradouro com os alunos é fundamental para garantir a fidelização e aumentar a indicação. 

Acima, falamos sobre seus alunos enquanto embaixadores, isso acontece porque, quanto mais feliz um cliente estiver com o seu serviço ou solução, mais chances ele terá de indicá-lo para outras pessoas.

Confira algumas ações que podem ajudá-lo nesse sentido:

  • Mantenha os alunos informados sobre as novidades da instituição por meio de e-mails, newsletters e redes sociais;
  • Organize eventos online e presenciais para promover a interação entre os alunos e a instituição;
  • Realize pesquisas de satisfação regularmente para identificar as necessidades e expectativas dos alunos.

Como o suporte da MoveEdu contribui nesse desafio

A MoveEdu é um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com o propósito de transformar vidas por meio da educação e conhecimento. Hoje, conta com mais de mil escolas parceiras, mais de 50 selos de excelência em franchising e educação e mais de 50 mil alunos formados por ano.

Como parceira estratégica das instituições de ensino, oferece uma gama de soluções para auxiliar na captação de novos alunos, como:

  • Ferramentas completas para gerenciar o processo de inscrição, matrícula e acompanhamento dos alunos;
  • Estratégias de marketing digital personalizadas para cada instituição;
  • Apoio especializado para otimizar os processos internos e melhorar a experiência do aluno;
  • Aluno first: no grupo MoveEdu, todos os cursos e métodos têm como ponto de partida a experiência e a satisfação dos alunos, o que aumenta a fidelização dele;
  • Incorporando ao lifelong learning, conta com marcas que atendem diversos públicos, com mais de 30 anos de experiência;
  • Acompanhamento individualizado aos novos franqueados – do momento da implementação até a operação contínua da escola. Além disso, os franqueados realizam treinamentos para áreas gerenciais, pedagógicas, administrativas e comerciais.

Ao implementar essas estratégias e contar com o apoio da MoveEdu, sua instituição estará preparada para enfrentar os desafios do mercado e atrair cada vez mais alunos.

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