O apoio escolar é um dos segmentos que mais cresce na área educacional. Com isso, torna-se uma boa oportunidade de negócio
Principalmente após um período conturbado para a educação de base por causa das restrições impostas pelo coronavírus, o apoio escolar se tornou um dos serviços mais procurados pelos pais nesse período pós-pandemia. Isso porque, ainda sem determinada maturidade necessária, as crianças menores encontraram muitas dificuldades com o aprendizado online.
“O apoio escolar é ideal para quem ama ensinar, adora a sala de aula, mas quer ter seu próprio negócio, se importa com o meio em que vive (quer fazer algo pela educação do Brasil), acredita que a educação é essencial para a sociedade, quer fazer com que as crianças sejam apaixonadas por aprender”, explica Rogério Gabriel, presidente da MoveEdu.
Para se ter uma ideia, levantamento promovido por Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apontou que 76% das crianças em fase de alfabetização precisarão de reforço, após o longo período de ensino remoto por causa da pandemia e o retorno das aulas presenciais.
O estudo também demonstra que sete em cada 10 pais acham que seus filhos precisam desse suporte em duas disciplinas fundamentais: Língua Portuguesa e Matemática.
Apoio escolar como modelo de negócio
Com o aumento da procura, o setor ganhou ainda mais relevância. Certamente os mais antigos vão lembrar das professoras do bairro que davam as chamadas “aulas particulares”. Pois é, a proposta ganhou corpo e adquiriu metodologia própria.
“A metodologia faz toda a diferença, pois, além de encantar o aluno, é essencial para o sucesso do negócio como um diferencial”, afirma.
Com isso, o apoio escolar se transformou em uma boa oportunidade de negócio. Aliás, no mundo das franquias, é uma das mais rentáveis no momento.
“Como modelo de negócio, é muito promissor, pois muitos pais têm procurado apoio escolar para impulsionar e investir no futuro de seus filhos”, afirma Rogério. “Não há necessidade de entender do mercado de educação, pois, normalmente, nossos franqueados recebem todo treinamento necessário. É claro que, normalmente, gostar de educação é essencial para que o negócio seja um sucesso”, emenda.
Uma franquia de sucesso
Seguindo a tendência dessa busca, a rede Ensina Mais Turma da Mônica, do Grupo MoveEdu, registrou crescimento de 50% na procura pelas aulas de apoio no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, em especial para crianças entre 6 e 9 anos, que estão no Ensino Fundamental 1.
No momento, a rede conta com 82 franquias em 17 estados e no Distrito Federal, com mais de 5 mil alunos. Além do apoio escolar, robótica e programação infantil também estão no currículo.
Vale recordar que a escola é especializada nesse apoio tanto para crianças quanto para adolescentes do Ensino Fundamental 1 e 2, com metodologia diferenciada. Cada aluno é avaliado individualmente para a elaboração de um plano de estudo personalizado. De quebra, o sistema ainda promove o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, além da realização do potencial máximo de cada criança.
Imóveis a partir de 60 m² comportam uma franquia, desde que possuam capacidade para acomodar três ambientes: recepção, sala de aula de apoio escolar e outra destinada para Robótica. O método é licenciado para todas as disciplinas, em um contrato de 60 meses.
As franquias educacionais
Há mais de três décadas, a MoveEdubusca maneiras de tornar as oportunidades mais acessíveis e também de transformar vidas por meio da educação. Exemplos estão em suas franquias disponíveis para os que desejam empreender.
Afinal, são escolas que acompanham todos os momentos da vida do aluno, desde a infância, passando pelo Ensino Fundamental, pela introdução no mercado de trabalho – incluindo até cursos técnicos – e terminando na graduação.
Além dessa presença marcante, a metodologia é aliada à tecnologia, de modo a se adaptar à rotina do estudante, característica fundamental dos tempos velozes da atualidade.
Para contemplar tantas etapas da vida educacional e ajudar no poder de escolha do potencial empreendedor, a MoveEdu possui quatro franquias: Prepara Curso, Microlins, People Tech and English e a já mencionada Ensina Mais.
A Prepara Cursos é focada para a qualificação profissional, cada vez mais necessária para a recolocação no mercado de trabalho, em um momento em que o número de desempregados sobe de maneira contínua, ou para se conjugar com acerto o verbo reinventar. O investimento é baixo e os resultados são surpreendentes.
Já a Microlins também é voltada para o ensino profissionalizante. Foi criada em 1991 e está há 18 anos no sistema de franquias, formando mais de 4 milhões de alunos. A Microlins foi eleita como uma das melhores franquias no Brasil em 2020 pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, além de ostentar o mesmo status em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising e escolhida a maior franquia de ensino profissionalizante do Brasil pela SEGS. Só isso – e não é pouco – ajuda demais a perceber que se trata de uma chance de qualidade para empreender.
Por sua vez, a Ensina Mais é para a educação das crianças em desenvolvimento. Foi eleita a melhor microfranquia do País em parceria com a Turma da Mônica, mostrando-se um negócio rentável e sólido.