Entenda a importância das redes sociais para o seu negócio e como se destacar.
Estar presente nas redes sociais não é mais uma escolha, é uma exigência, principalmente para marcas que querem ter mais destaque e aumentar seu rendimento financeiro. Para você ter uma noção, as redes sociais registram 171,5 milhões de usuários ativos no Brasil, conforme o levantamento de 2022 da RD Station.
Por isso, é essencial que as estratégias de marketing dos negócios não considerem as redes sociais como algo secundário para se focar, mas como algo primordial e indispensável. Então, é importante ficar atento às necessidades de mercado e dos consumidores, assim você garante mais visibilidade e chances de crescimento para o seu negócio.
Ter as redes sociais ativas te conecta com o seu cliente e gera interesse, pois quando você precisa encontrar alguma empresa específica e vê que essa empresa mantém as redes sociais atualizadas, você entende que poderá contar com um atendimento mais ágil e a qualquer momento, certo?
E se você acha difícil trabalhar nas redes sociais, fique tranquilo: é mais simples do que você imagina. Listamos alguns pontos importantes para você melhorar os resultados do seu negócio através das redes sociais e como planejar estrategicamente o que você disponibiliza na sua “vitrine virtual”. Continue a leitura e confira.
Como ter uma presença relevante nas redes sociais?
Antes de tudo, você precisa responder algumas perguntas:
- Eu preciso estar nas redes sociais?
- Meu cliente atual está aqui?
- Meus futuros clientes também podem me encontrar?
- Eu sei o que destacar para o meu público?
Tudo bem se você não souber responder isso de imediato, mas comece a pensar nesses questionamentos. Enquanto isso, vamos falar de maneira direta: se você só estiver nas redes sociais para marcar presença e cumprir agenda, sinto muito, mas os resultados não serão vistos.
Isso porque atrás das telas não existe um robô, mas sim uma pessoa real com necessidades e desejos reais. Então, comece com o básico: se conecte com o seu público. Essa tarefa é mais dinâmica se você estiver a persona da sua marca.
E qual é a persona do meu negócio?
Para saber qual é a persona da sua marca, primeiro estabeleça o seu público-alvo. É importante saber como o seu cliente se comporta, o que ele gosta de ver nas redes sociais, como ele se posiciona sobre os negócios e qual conteúdo ele consome de outras marcas. Fazendo isso, fica mais fácil você direcionar o que produzir para as suas redes sociais.
Enquanto o público-alvo é definido por segmentação, como localidade, idade, gênero, renda etc. A persona é mais específica e direcionada, já que terá realmente o perfil de quem compra do seu negócio.
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Quais as principais redes sociais para o meu negócio?
Agora chegamos na parte em que você vai entender as vantagens das redes sociais para o seu negócio.
Entretanto, nem toda marca vai poder usar a mesma estratégia nas redes sociais. Ao entender o seu segmento e seu cliente, fica mais fácil manter as redes sociais relevantes. E para direcionar melhor essa produção de marketing, confira as 3 redes sociais mais usadas por empreendedores e empresas, segundo relatórios de pesquisa da We Are Social e Hootsuite de 2022:
- WhatsApp: com 165 milhões de brasileiros ativos, é uma excelente rede social para manter contato com o seu cliente e enviar novidades;
- Instagram: você provavelmente já imaginava ver ele nessa lista – e é nessa rede social que você tem a facilidade de mensurar como os seus serviços ou produtos alcançam as pessoas. É possível criar publicações interativas, loja on-line e ainda vídeos curtos para ter um alcance orgânico no seu perfil, além de poder impulsionar posts de acordo com padrões pré-estabelecidos no Meta Business do Facebook;
- LinkedIn: essa rede social é mais comum para meios corporativos, uma excelente opção para quem quer criar mais autoridade ao divulgar sua marca, sendo ótima para quem trabalha com B2B. Nele você pode se basear em grandes personalidades do seu segmento e conferir conteúdos super exclusivos.
Como criar conteúdo para as redes sociais?
O que você divulga nas redes sociais da sua marca precisa ser relacionado com os seus produtos e serviços. Faça uma seleção do que você mais vende e aceite o feedback do seu consumidor, assim você entende como a necessidade dele é suprida e se os desejos dele estão sendo saciados com a sua marca.
Além disso, é interessante ver o que a concorrência está produzindo, assim você não fica tão fora do segmento e também tira ideias interessantes.
E por que eu devo criar anúncios nas redes sociais?
O raciocínio é simples, se você pode alcançar mais pessoas, por que não?
Com os anúncios pagos, você consegue mensurar os resultados de acordo com dias e horários de maior alcance, número de cliques e também visitas no seu perfil. Assim, investe tempo e esforço em estratégias que podem gerar resultados mais significativos.
Grandes empresas investem nas redes sociais e vem isso como uma maneira de captar clientes e alavancar a marca. A MoveEdu, maior grupo educacional do Brasil, conta com um fundo de marketing e auxilia os franqueados em campanhas e captações, além de atuar em parceria com grandes influenciadores do setor de educação, como Thiago Dionisio, Patricia Ramos e Theodoro.
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