Se você está querendo empreender, precisa saber que o ter um plano de negócios é indispensável para a sua estratégia de operação. Ele tem o objetivo de transformar a sua ideia em algo palpável, documentando tudo que você planeja, desde o dia a dia da empresa, ticket médio, produtos que irá vender, público-alvo e concorrência, para que quando chegar no objetivo final você saiba por onde começar. Com um plano bem feito e usando uma boa metodologia, os riscos de enfrentar problemas e surpresas desagradáveis são reduzidos.
O que é um plano de negócios?
Você sabe porque a taxa de empresas que vão falência é tão alta? Falta de planejamento. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos de operação e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. O plano de negócios é a ferramenta básica para que de forma simples o empreendedor aprenda sobre o negócio que ele deseja iniciar. As informações contidas neste documento devem ser detalhadas, para que suas decisões e estratégias sejam baseadas nele, além disso, muitas vezes o plano de negócio é exigido pelo banco ou por instituições para atestar a viabilidade da empresa. Busque errar pelo excesso e não pela falta, quanto mais informações você conseguir detalhar, melhor. Assim, as chances de cometer erros em qualquer operação será bem menor.
Por que fazer um plano de negócios?
Além do fato de ser uma ferramenta indispensável para o empreendedor, o plano de negócios serve de base entre a oportunidade identificada e os recursos disponíveis, servindo tanto para quem está abrindo o negócio ou ampliando o empreendimento. Mas fique ciente que, mesmo fazendo da forma mais completa e profunda, você ainda corre o risco de errar em algumas operações e é normal, até porque é errando que se aprende. Se você tiver interesse em buscar investidores para o seu negócio, prepare-se, todos vão querer ver o plano de negócios, para assim eles saberem se estão investindo em um negócio de sucesso ou não.
Business Model Canvas como ferramenta
Canvas nada mais é que um quadro, um mapa simples e visual que aborda os principais aspectos que o empreendedor precisa considerar antes de empreender. O formato estimula a cocriação e o envolvimento de várias pessoas, ligadas ou não ao negócio, a fim de apoiar, ajudar, colaborar e construir. Uma boa solução de planejamento, mas um pouco diferente do plano de negócio, o Canvas é mais utilizado no dia a dia e pode auxiliar no aumento da produtividade, já que você consegue analisar todos os processos e tem flexibilidade para realizar alterações constantes. Importante ressaltar que o Canvas não substitui o plano de negócios, mas sim pode incrementá-lo.
Estrutura do Canvas
O Canvas possui blocos que abordam os 9 pilares de sustentação de toda empresa:
- Proposta de valor;
- Segmento de clientes;
- Relacionamento com o consumidor;
- Canais de distribuição;
- Atividades chaves;
- Recursos chaves;
- Parceiros chaves;
- Fonte de receita ou fluxo de caixa;
- Estruturas de custos.
Sua grande vantagem está em ter em mãos uma simples folha de papel, a qualquer momento, o Canvas é a construção de um modelo de negócios de forma simples, visual e dinâmica.
Divisões do plano de negócios
O sonho de ter o próprio negócio está nos planos de muitos brasileiros, mas para isso é preciso se organizar e não se perder nos processos, veja agora como é a divisão dos processos do plano de negócios.
- Sumário executivo;
- Apresentação da empresa;
- Produto;
- Financeiro;
- Operacional;
- Estratégia
- Marketing
Investir em um plano de negócios é garantia de sucesso?
Não! Mesmo muito bem feito, não existe comprovação de que sua empresa nunca irá falir. Isso ocorre porque as coisas vão além de um papel e um estudo profundo do empreendimento, você precisa aplicar na prática. Existem muitos fatores que podem atrapalhar o seu negócio e nem todos conseguimos prever ou controlar. Porém, investir em um plano de negócio, reduz muito as chances de falência, mas não busque uma única resposta para tudo, entenda que ter uma margem para trabalhar é super importante, tenha em mente conseguir sair da sua zona de conforto e prosperar.
Como é o plano de negócios de uma franquia?
Muitos empreendedores buscam um caminho mais “fácil” para alcançar o sucesso. Investir em um negócio que já tem uma estrutura e uma marca consolidada reduz mais ainda os riscos de falência, a franquia é a prova que você pode ter um negócio próprio, com alto retorno de investimento em pouco tempo. Investir em franquia é ter menos trabalho com partes burocráticas. Ela te auxilia em praticamente tudo. Um plano de negócio pronto, a franqueadora oferece um manual para guiar a sua rede de franqueados que estão em busca do sucesso. Com o objetivo de estruturar um padrão de serviços e operações, mostrando cada estratégia que o franqueado deve seguir em seu empreendimento, para que ele tenha o suporte necessário em busca de melhorias de resultados.
A MoveEdu está com você nessa, uma franquia educacional que está presente em todo o Brasil, transformando a vida de muitas pessoas por meio da educação. É pensando em você que desenvolvemos nosso projeto de franquias, onde o franqueado tem todo o suporte necessário, um modelo de negócio certo, com plano de negócio e apoito total ao franqueado, do momento da implementação até a operação contínua da escola.