Qual sua experiência na área da Educação? Você é ou já foi professor, diretor, funcionário de escola e acredita que a educação muda vidas e o futuro de todo um país ou você é um empresário entusiasta nessa área?
Bom, se está pensando em abrir uma escola, saiba que o cenário de novos negócios no país é promissor. No último ano, o Brasil registrou a abertura de mais de 3 milhões de novas empresas, de acordo com informações do Mapa das Empresas. E uma das áreas que cresceu muito foi a Educação.
Na crista desse crescimento, confira como abrir uma escola do zero.
Passo a passo para abrir uma escola no Brasil
Pesquisa de mercado
Os serviços prestados pelas escolas são fundamentais, mas isso não quer dizer que você não deva fazer um levantamento com análise de mercado, concorrentes e proposta pedagógica. Além disso, localização é um dos fatores decisivos para pais matricularem seus filhos, em razão da logística e rotinas diárias. Pesquise sobre escolas existentes na região de seu interesse, o que sua escola vai oferecer, qual é o público-alvo e os diferenciais que você poderá disponibilizar.
Investimento
Analise quais serão seus recursos, se serão próprios ou fruto de financiamentos, empréstimos, etc. Afinal, é preciso um bom planejamento financeiro para investir em um negócio, seja ele qual for. Qual seu capital inicial? Você também pode buscar investidores para tornar sua escola real, mas um orçamento organizado, aliado a um bom planejamento, é essencial.
Infraestrutura
O imóvel que sediará sua escola dependerá de diversos fatores. Com o planejamento adequado, você conseguirá proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, com salas de aula, espaços coletivos, área de refeição, banheiros com acessibilidade, bebedouros, laboratórios, bibliotecas, computadores, lousas etc.
No blog temos um artigo com dicas de como escolher o melhor local para sua franquia de educação, vale a leitura aqui!
Contratação de colaboradores
Professores e equipe em geral precisarão ser contratados para o seu negócio, mas devemos lembrar que o corpo docente é um dos mais importantes do empreendimento.
Veja também | Como contratar um professor para minha escola?
Segurança
A preocupação com a segurança dos alunos é primordial. Aposte em pontos tecnológicos e use isso a seu favor com câmeras, aplicativos de identificação, automação e automatização e outros. Além disso, a segurança sanitária também é essencial para garantir a boa saúde de todos, principalmente no mundo pós-pandemia.
Projeto pedagógico
Toda escola precisa de um projeto pedagógico, independentemente se é um curso técnico, ensino básico, ensino superior ou qualquer outro. No Brasil, existem diversos tipos de ensino, desenvolvidos por profissionais de excelência e aprimorados com o passar do tempo. Cabe ao proprietário estudar o Plano Nacional de Educação para garantir que seu negócio esteja dentro do esperado e aliar as regras ao público-alvo para atender aos seus objetivos.
Marketing é indispensável!
Busque profissionais capacitados para ajudá-lo a divulgar valores, missão e conseguir alunos para o seu negócio. Sua escola precisa chegar até o público-alvo e para isso existem estratégias de marketing eficientes. Esteja presente nas redes sociais, use a internet a seu favor, abuse do Google, faça marketing com conteúdo rico e forte para posicionar sua marca. Além das redes, mostre-se presente na comunidade do entorno da escola e da cidade.
Por que você deve considerar as franquias educacionais
Investir em franquias de educação oferece uma série de vantagens. Um dos principais benefícios é o modelo de negócio seguro e lucrativo. As franquias educacionais, como as da MoveEdu, possuem um plano de negócios bem estabelecido, o que reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso.
Em 2023, por exemplo, as franquias educacionais tiveram um crescimento de 17,8%, superando o desempenho geral de todas as outras franquias – que cresceram 17,2%, segundo o Diagnóstico Setorial ABF das Redes de Educação.
Além disso, a franqueadora oferece suporte abrangente aos franqueados, desde a seleção do local ideal até o treinamento pós-implantação. Outra vantagem é a aceitação da marca, que já é reconhecida no mercado e pode atrair mais clientes. Veja os principais benefícios a seguir:
- Modelo de negócio seguro e lucrativo: As franquias educacionais têm um modelo de negócio testado e comprovado, o que significa que os riscos de falha são menores em comparação com iniciar um negócio do zero. Além disso, o setor de educação é continuamente procurado, garantindo uma alta demanda por serviços educacionais.
- Suporte pedagógico e administrativo: Outra vantagem de investir em franquias de educação é o suporte fornecido pela franqueadora. Isso inclui suporte pedagógico e administrativo, ajudando na gestão da unidade franqueada. Há treinamentos para funcionários, materiais didáticos padronizados e orientações para a administração do negócio.
- Reconhecimento da marca: Investir em uma franquia educacional significa contar com o reconhecimento da marca. Isso traz credibilidade e confiança por parte dos clientes, facilitando a atração de novos alunos.
Atuação da MoveEdu e suas franquias
Investir em uma franquia educacional pode ser uma excelente opção para quem deseja empreender no setor de educação. As franquias MoveEdu – Microlins, Ensina Mais e Prepara – oferecem diversos benefícios, como um modelo de negócio seguro e rentável, suporte pedagógico e administrativo e reconhecimento da marca.
Com uma metodologia inovadora e um suporte completo, a MoveEdu auxilia seus franqueados em todas as etapas do negócio, desde a escolha do ponto comercial até o pós-implantação da unidade. Ela também investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento, garantindo que suas franquias estejam sempre atualizadas e alinhadas com as tendências do mercado. Saiba mais aqui!