Quais são os três tipos de empreendedores?

Se você conhece o universo do empreendedorismo sabe que para um negócio dar certo é necessário profissionais competentes, que em conjunto conseguem alcançar o sucesso. O individualismo pode até dar certo, mas a responsabilidade que você irá carregar é gigante, por isso, encontrar uma equipe que se completa é muito importante. 

Não pense que isso é fácil, afinal, existem diversos tipos de empreendedores por aí, mas nenhum nasceu pronto. É preciso identificar um conjunto de características e habilidades para determinar qual é o seu perfil, características essas que são desenvolvidas e potencializadas com o apoio de estudos ao longo da vida. 

Veja as características dos 3 principais tipos de empreendedor e inspire-se!

Técnico 

Dizem que abrir um negócio na área que você domina aumenta as chances de sucesso. Alguns empreendedores conhecem tanto suas habilidades técnicas que fazem o negócio virar realidade rapidamente. Querem desenvolver logo o projeto e colocar a mão na massa, mas esquecem que um negócio precisa de habilidades que vão além da sua capacidade, para isso é preciso encontrar alguém que possa te auxiliar a tocar o projeto.  

Gestor 

Esse profissional é aquele capaz de controlar uma empresa nova ou já em andamento, tem uma visão macro do negócio e planeja cada passo que a empresa deve seguir. Preocupado com a gestão de pessoas, o bem estar dos envolvidos no negócio e, quer estar próximo de todos os funcionários, sempre mantendo o ambiente de trabalho animado. Neste caso, é bom encontrar um sócio que entenda a parte técnica para andar junto com você.

Visionário

O empreendedor visionário é aquele que enxerga oportunidades em todos os lugares, consegue antecipar e até criar tendências. Esse profissional sabe identificar espaços e oportunidades no mercado, pensando sempre em soluções. Para ele, é importante juntar um sócio de gestão e um técnico para fazer o negócio decolar, podemos dizer que é o trio do sucesso.

O que é preciso para ser um empreendedor de sucesso? 

Um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade, e a importância de construir uma organização pautada nos princípios da lei. Fora isso, para realizar um trabalho que gere um grande alcance é importante ter um perfil de liderança e voltado para a inovação.

A função do empreendedor envolve ter uma visão além do esperado, superar as expectativas e colocá-las em prática. Conquistar o sucesso não é sorte, mas sim uma série de combinações, como as 3 citadas acima, que juntas são capazes de liderar qualquer organização.

Você pode ser um franqueado ou um empreendedor individual, para conquistar o sucesso é necessário incorporar hábitos ao seu dia a dia. 

  • Iniciativa;
  • Persistência;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Autoconfiança;
  • Visão empreendedora;
  • Busca por inovações; 
  • Conhecimento.  

Pode parecer muita coisa, mas não se assuste, essas habilidades podem e devem ser divididas, assim, ambos conseguirão focar na organização e desenvolver bem os seus devidos processos. 

História do Rogerio Gabriel – Fundador da MoveEdu

O empreendedorismo é uma jornada que vai além do status quo. Trata-se de um processo cheio de altos e baixos, que exige persistência, estudo e paixão, além de capacidade para se reinventar e surpreender o mercado junto com o público alvo.  É assim que o Rogerio Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu pauta a sua história. Tudo começou quando ele tinha 25 anos, recém-graduado no curso de Ciência da Matemática e Computação, e decidiu abrir sua própria empresa no varejo de tecnologia, chegando a estar entre a 100 maiores e melhores empresas do setor. Entretanto, viu seu negócio falir e sofreu um prejuízo de R$ 10 milhões. 

Buscando dar a volta por cima, nasceu a Prepara Cursos, primeira marca do Grupo Prepara. Desde então decidiu levar ensino de qualidade para o maior número de pessoas e usar a educação para transformar o Brasil. Pensando nisso, anos depois, o grupo decidiu ampliar seu portfólio e criou duas novas marcas: Ensina Mais Turma da Mônica, rede de apoio escolar para alunos do Ensino Fundamental, e English Talk, escola de inglês para jovens e adultos. 

Sempre com a veia empreendedora falando mais alto, Rogério Gabriel adquiriu ainda as escolas Microlins e People, movimento que posicionou o grupo como MoveEdu e transformou o executivo em responsável pela maior rede de cursos profissionalizantes do mundo. Conheça nossas franquias e invista na inovação e educação. 

 

franquia com pouco dinheiro

Comente:
Compartilhe
VEJA TAMBÉM